quinta-feira, 12 de julho de 2007

Legend Of The Fox [1980]



Companhia: Shaw Brothers
Diretor: Chang Cheh
Diretor(es) de ação: Lu Feng, Chiang Sheng, Kuo Chui.
Elenco: Lu Feng, Chin Siu Ho, Kuo Chui, Chiang Sheng, Helen Poon Bing Seung, Choh Seung Man, Wong Man Yee, Wong Lik, Lau Fong Sai, Tony Tam Jan Dung, Chui Tai Ping, Siao Yuk, Lam Chi Tai, Chow Kin Ping, Chan Shu Kei, Lui Hung.

Contrariando a pretensa previsão feita por mim quando falei sobre o filme Two Champions Of Shaolin, Legend Of The Fox não tomou a frente na minha lista de filmes favoritos dos Venoms. Não por ser um filme ruim, pelo contrário, é uma produção excelente tanto em matéria de lutas quanto em matéria de atuações. O fato é que o primeiro transmite uma empolgação maior, talvez por possuir uma dinâmica mais simples, com uma história mais direta. Aqui Chang Cheh resolveu inovar, invertendo os estereótipos da “Santíssima Trindade” — Lu Feng, Kuo Chui e Chiang Sheng — quer dizer, pelo menos de dois deles. Lu Feng, que usualmente interpretava os vilões, é o grande herói desse filme e a força motriz da história. Chiang Sheng é o vilão, o articulador de todas as intrigas. Kuo Chui permanece no mesmo terreno de sempre, o dos bons, fazendo um papel sério e sem os freqüentes “momentos” de Jackie Chan querendo transformar tudo em arma.



Há 18 anos, as famílias de Hu Yidao (Lu Feng), Miao Renfeng (Kuo Chui) e Tian Guinong (Chiang Sheng) travaram uma disputa por duas espadas muito valiosas, uma “feminina” e outra “masculina”. A espada “masculina” estava em poder da família Hu e os pais de Miao Renfeng e Tian Guinong foram atrás de Hu Yidao para pegá-la, mas os três não conseguiram se encontrar. Os dois velhos acabaram se matando e Tian Guinong, já tendo a espada “feminina” com ele, espalhou o boato de que fora Hu Yidao que matou os dois. Na seqüência, Miao Renfeng (aka Gold Face Buddha) desafia Hu para um duelo de vida ou morte para vingar a morte de seu pai.


O combate era inevitável, mas desde o início houve uma conexão muito forte entre os dois heróis e uma grande amizade se formou. Hu Yidao tentou desfazer o mal entendido mandando uma carta para Miao, mas Tian não deixou que essa carta chegasse ao seu destino. O objetivo de Tian Guinong era fazer com que Hu Yidao e Miao Renfeng se matassem e assim, ele ficaria com a outra espada e daria uma lição no prepotente Miao, que se auto intitulava “O Invencível”. Depois de vários dias de duelo, Tian resolveu dar um empurrãozinho mandando envenenar as espadas dos dois contendores. Hu Yidao é ferido e quando está prestes a revelar toda a verdade, morre envenenado. A esposa dele se desespera e comete suicídio deixando um filho recém-nascido, que escapa da morte graças a um serviçal de Hu Yidao.


Toda essa história é narrada pelo próprio serviçal a Hu Fei (Chin Siu Ho), filho do casal de heróis, enquanto os dois estão numa casa fugindo de uma tempestade. Agora, com 18 anos e tendo amadurecido seu kung fu, o rapaz já está apto para fazer justiça. Quis o destino (ou o Chang Cheh mesmo, para os mais simplistas como eu) que todos os envolvidos no seu drama pessoal se refugiassem nessa mesma casa e ali ele conhece Miao Renfeng e Tian Guinong. Agora, sabendo de todos os detalhes, Hu Fei sai a procura de Miao e, depois mais intrigas e mistérios envolvendo venenos, antídotos e “zumbis”, o óbvio acontece: juntos vingam a morte de seus pais.


O filme vai muito bem até o final e eu confesso que fiquei um pouquinho decepcionada. Eu esperava algo mais apoteótico, com mais ódio, sangue, emoção! Two Champions Of Shaolin que o diga, o filme acaba e você fica com cara de bocó olhando pra tela, pensando: “Meu Deus, que coisa linda!”. Não posso deixar de destacar também a atuação do trio, principalmente a de Chiang Sheng no seu primeiro (e talvez único) vilão principal. Não é novidade que o Lu Feng é o meu favorito entre os cinco e por isso mesmo eu não pude deixar de imaginar a situação inversa: e se tivesse sido o Lu Feng o vilão? Acho que ele daria um Tian Guinong mais perverso ainda, hehe.


Nota: 8.0

===============

[Trailer]

StumbleUpon.com

3 comentários:

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

''um pequeno trecho da luta final que NÃO contém o final]''

Posso perguntar se isso foi pra mim? hehehehehe

hmmm interessante a estória desse filme, eu estava evitando pegar filmes da SB pela internet na esperança da China Video lançar, mas como eles fecharam as portas o jeito é apelar pra uma copia do importado ou pra velha porem confiavel Mula :P

Anônimo disse...

Bem, Aline, pra variar a sua cópia desse filme deve estar em AVI, né? Se você tivesse em DVD, poderíamos combinar uma nova troca... Estou curioso pra ver Chiang Sheng como vilão, pois o mais próximo disso que eu já vi foi em Nine Demons.

herax disse...

Esse eu nao vi ainda, mas fiquei super curioso. Sua descricao do final do DOIS CAMPEOES DE SHAOLIN bate com a minha visao totalmente. Quando Chang Cheh queria fazer algo realmente desgraçado, nao tinha pra ninguem.