segunda-feira, 2 de julho de 2007

Last Hurrah For Chivalry [1977]



Aka: Hao Xia
Companhia: Golden Harvest
Diretor: John Woo
Diretor(es) de ação: Fung Hak On, Alan Chui, Huang Ha
Elenco: Wei Pai, Damian Lau, Lau Kong, Lee Hoi San, Fung Hak On, Ngai Chau Wah, Chin Yuet Sang, Cheng Lui, Yik Ga, Huang Ha, Cheung Hung Cheong.

" — Let's go buy some chicken.
— Do you mean we'll go whoring?

— Of course not, I mean let's go eat!"


Eu tinha grandes expectativas em relação a esse filme, a começar pelo título imponente. Em segundo lugar por se parecer com os filmes da Shaw Brothers, pelos cenários e figurinos. Confesso que o tão propalado fator “dirigido por John Woo” pouco me impressionou, pois eu não conheço a fundo seus trabalhos nem o seu estilo. Esperava um filme mais intenso, com uma história mais envolvente. A trilha sonora ajuda bastante, mas realmente ficou faltando alguma coisa. Quanto às lutas nenhuma reclamação, apesar de serem um pouco lentas em alguns momentos as coreografias são belíssimas e esse filme tem a grande vantagem de possuir uma das lutas de espada mais legais que já vi (está no “youtube” que eu coloquei).



A fama do jovem Chang “Espada Mágica” (Wei Pai) merece geral consenso no mundo dos boxers, por se tratar de um rapaz íntegro, corajoso e habilidoso com a espada. Ele faz amizade com um homem da nobreza local, Kao (Lau Kong), que foi atraiçoado tempos antes na noite do seu casamento. Kao tinha se apaixonado por uma prostituta, mas o seu arqui-inimigo Pai (Lee Hoi San) planejou uma emboscada e pagou uma alta quantia à prostituta para que ela facilitasse a matança. Kao e alguns criados sobrevivem e ele fica com idéia fixa de vingança, mas ele não é páreo para Pai. Ele recorre então à ajuda de Chang, o único capaz de derrotar o poderoso inimigo.


O “algo mais” a que me referi está relacionado ao lado dramático das personagens. John Woo, entre outros elementos, tentou introduzir um drama amoroso no meio, mas não deu muito certo. As cenas “românticas” entre uma prostituta gente boa e um assassino de aluguel em conflito existencial (personagem de Damian Lau) são longas e monótonas e não há química entre os atores. O diretor, entretanto, foi bem sucedido no humor inocente e inteligente que permeia todo o filme. Wei Pai está especialmente carismático aqui, mesmo não sendo um ator de grande presença. Ele se saiu muito bem no seu primeiro protagonista e foi o que melhor conseguiu transmitir alguma emoção verdadeira. Em suma, Last Hurrah For Chivalry é um filme mediano, que entretém, porém está um pouco longe de ser um clássico.


Nota: 7.0

========================

Wei Pai Vs. Fung Hak On [Magic Sword Vs. Pray]
"Whoever touches my sword had better pray"

StumbleUpon.com

6 comentários:

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

É...nao é a primeira vez que eu vejo alguem falando que o John Woo nao se da bem com filmes old-school, pelo jeito ele nasceu mesmo foi pra fazer longas cenas de tiroteios sangrentos...Chow Yun-Fat que o diga.

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

" — Let's go buy some chicken.
— Do you mean we'll go whoring?
— Of course not, I mean let's go eat!"


ehueheuhe foda!!!!

herax disse...

John Woo evoluiu muito quando partiu pros policiais, mas eu vejo varias caracteristicas dele nessas obras antigas. Aline, só me refresque a memoria: este filme eh aquele que termina com uma luta num cenario repleto de velas???

Aline disse...

É sim, Herax. Dois caras contra um vilão grandalhão que cospe fogo numa sala cheia de velas.

herax disse...

Quando eu assisti gostei bastante, até pretendo comprar o dvd da Dragon Dinasty. Mas sou suspeito pra falar porque John Woo eh um de meus diretores prediletos.

Anônimo disse...

Eu gostei de "The hand of Death" do John Woo,com Dorian Tan Tao Liang,Jackie Chan e Sammo Hung...preciso ver esse tbem,as poucas cenas que vi,gostei!