segunda-feira, 7 de maio de 2007

Two Champions Of Shaolin [1979]



Aka: 2 Campeões de Shaolin; Two Champions Of Death
Companhia: Shaw Brothers
Diretor: Chang Cheh
Diretor(es) de ação: Kuo Chui, Lu Feng, Chiang Sheng
Elenco: Lo Meng, Chiang Sheng, Lu Feng, Chin Siu Ho, Wong Lik, Chui Tai Ping, Sun Chien, Yeung Jing Jing, Candy Wen, Liang Yao Wen.

Crippled Avengers? Não. O meu “VenomsFilm” favorito é o Two Champions Of Shaolin. Apesar de o primeiro ser um filme excelente e de ser o mais aclamado pela maioria também, Two Champions Of Shaolin possui uma atmosfera diferente, um heroísmo mais fundamentado, um sentimento épico mais desenvolvido..............tá, posso estar romanceando um pouco as coisas, hehe, mas o fato é que esse filme é muito legal. Há ainda outros filmes deles pra eu conhecer (temo que Legend Of The Fox [1980] roube o posto de favorito) mas eu não agüentaria esperar até assistir tudo.



Two Champions Of Shaolin se passa na dinastia Qing e é focado nas duas escolas de kung fu dominantes, Shaolin e Wudang. Wudang apóia o governo Qing, enquanto o clã Shaolin é contra. Apesar de terem a mesma origem, as duas escolas então entram em guerra e o clima perfeito pra um massacre se inicia. Nesse contexto, o jovem Tong Qianjing (Lo Meng), que acabou de se “formar” no Templo Shaolin, recebe instruções de seu mestre para contactar o famoso vingador Hu Huigan (Chiang Sheng) para que juntos reúnam o contingente necessário para restaurar a dinastia Ming.



Sabendo da movimentação dos Shaolins, o Clã Wudang manda enviados para suprimir a revolta, mas todos eles são eliminados. Nesse ínterim, Tong Qianjing conhece os irmãos Jin Tailai (Sun Chien) e Jin Bier (Yeung Jing Jing) e com eles aprende a técnica dos “dardos voadores”, mais uma grande sacada de Chang Cheh no quesito “armas estranhas porém legais”. Mais tarde, Tong Qianjing se casa com Jin Bier, mas ela é morta na noite de núpcias e ele é capturado pelos Wudangs. Wei Xinghong (Chin Siu Ho) entra então em cena e ajuda Tong Qianjing a fugir. Wei é um jovem que teve seus pais mortos pelos Qings e foi criado pelo mestre de Wudang. Ele é a favor da causa dos Shaolins mas ao mesmo tempo não quer ir contra quem o acolheu, porém no final ele decide finalmente ficar ao lado dos heróis.




Agora vem a última sacada dos Wudangs: enviar o general Gao Jinzhong (Lu Feng) pra acabar de uma vez por todas com os “2 Campeões de Shaolin”. Ele, junto com os Irmãos Yuan (mestres do estilo “Monkey Boxing”) se aproximam dos Shaolins como amigos pra depois darem o bote final.




As cenas de luta desse filme são espetaculares e antológicas. Atitudes como arrancar os testículos de um cara, estourar os miolos de outro e quebrar literalmente um vilão ao meio são realmente meio difíceis de se esquecer. Mas mesmo com tudo isso, ainda não chegam ao mesmo nível de violência de Five Element Ninjas [1982], por exemplo, que nos mostra um verdadeiro banho de sangue.



Lu Feng mais uma vez dá um banho de interpretação como o vilão falso, sacana e diabolicamente carismático, que se aproxima amistosamente dos seus inimigos, oferece ajuda, comida, bebida pra depois apunhalá-los. Poucos fariam isso tão bem quanto ele. Ele faz jus também, mais uma vez, à fama de “Mestre das Armas”, usando aqui um tridente e fazendo misérias. Grande Lu Feng!




Kuo Chui infelizmente ficou de fora do elenco de Two Champions, por ter se desentendido com Lu Feng. Tudo por causa de créditos de lutas, provavelmente Kuo Chui se sentiu injustiçado em alguns momentos. O estreante Chin Siu Ho foi escalado pra ficar no lugar de Kuo Chui e este acabou se contentando com o posto de um dos diretores de ação. Três anos depois, pra apaziguar os ânimos, Chang Cheh faria o inverso em Ode To Gallantry [1982], colocando Lu Feng atrás das câmeras e Kuo Chui no papel principal. Papel duplo ainda por cima! Mas isso é assunto pra uma próxima resenha, hehe.



Por hoje é só pessoal. Another Shaw production!

Nota: 10!

===

Get Yourself High - Chemical Brothers
[video clip com cenas do filme]


StumbleUpon.com

12 comentários:

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

Filme dos Venoms sem Kwok, ah entao nao é filme dos Venoms hehehe mas brincadeiras a parte, tenho que ver esse filme logo, acho que o Crippled Avengers vai continuar sendo o meu filmes dos Venoms favorito, mas esse parece um ótimo filme (coisa nao muito dificil pros Venoms :).

Anônimo disse...

Pô, eu escrevi um comentario grandao e deu um erro bem na hora de mandar... Mas vamos tentar novamente: Eu adoro esse filme, eh um dos meus prediletos do Chang Cheh. Aquela sequencia de massacre na noite de nupcias eh antologica. As demonstracoes de forca interna do Lo Meng sao geniais, e o que dizer do momento em que ele arranca a arvore e o traira do Lu Feng se aproveita para ferrar com ele? Fora o final 100% dramatico, inesquecivel. Filmao!!! Herax (xmaniac.net/viscera)

Anônimo disse...

O Herax adora esse filme, já eu sou daqueles que não achou tão grande coisa. Sim, é um filme muito bom, mas achei que faltou alguma coisa (Philip Kwok, maybe...?). Dos Venoms por enquanto os meus favoritos são Crippled Avengers e Avenging Warriors Of Shaolin, que aliás a Celestial está devendo uma remasterização.

Anônimo disse...

Só a título de curiosidade, mas esse foi o primeiro filme sem NENHUMA participação de Ricky Cheng que a Aline comentou, he, he, he.

Aline disse...

Pois é Takeo, sem Ricky Cheng desta vez, mas isso não vai durar muito tempo, hehe.

A cena da árvore, Herax, como eu pude esquecer! Essa merecia uma bela menção! O final é a melhor parte desse filme incrível. Como alguém pode não ver grande coisa nesse filme, hein? :P

Luiz Alexandre disse...

Tb não entendo como possam não achar esse filme sensacional! Um dos meus filmes de Kung Fu favoritos, do 3 filmes q vi é o melhor (os outros foram Os 5 Venenos e o Combate Mortal). O Lo Meng ficou ótimo no papel do corajoso porém ingênuo Tong Qianjing, uma pena q esse papel foi um dos poucos dele como protagonista. E realmente a cena do casamento é uma das coisas mais drasgraçadas q já vi num filme. O único porém é o Sun Chien aparecer pouco q a Yeung Jing Jing não lutar (quem já viu Caçadores de Tesouro, com Fu Sheng, sabe q ela esculachava!).

P.S: Se eu tivesse o físico do Lo Meng eu tb nunca usaria uma camisa!

Anônimo disse...

> Se eu tivesse o físico do Lo Meng eu tb nunca usaria uma camisa!

Hahaha, essa foi boa!!!

Aline disse...

Yeung Jing Jing esculacha é? Não parece, hehehe, vou procurar por esse filme.

Crippled Avengers é um grande filme, mas o final "estraga". Os caras ignoram o corpo do Chiang Sheng, ele, o herói do filme, que se sacrificou pra vingar os aleijadinhos e o que mais se ferrou de todos eles. Fica uma sensação estranha, não entendi o que Chang Cheh quis dizer com aquilo (se é que ele quis dizer alguma coisa). E o Lu Feng ficou visivelmente prejudicado com aquelas próteses de ferro, os movimentos dele ficaram mais lentos. Kuo Chui deu uma surra em matéria de acrobacias, a cena com as argolas é maravilhosa! Mas o nome do filme é Chiang Sheng, o melhor filme dele, sem dúvidas.

Luiz Alexandre disse...

Pra mim o Phil Kwok é o mais cool no Cripled, não tem jeito. E não deveríamos proteger certos detalhes da história para as pessoas q não viram o filme? O.o

Anônimo disse...

Não achou nada legal desse filme no YouTube? Poderia ter postado aqui aquele clipe do Chemical Brothers onde eles usam cenas desse filme modificadas, Get Yourself High.

Aline disse...

É verdade, Takeo, não me lembrava desse clip. Deve ser porque eu nem cheguei a ver, hehe, só li alguns comentários mesmo. Já está lá.

Anônimo disse...

Bom dia gostaria de sebar se vc gosta e de filmes artes marcias e se tem tambem para trocas ou vendo pois adoro esses filmes.
Qualquer coisa entre em contacto
ninja666_13@hotmail.com