terça-feira, 18 de setembro de 2007

Invincible Shaolin [1978]



Aka: Shaolin Invencível, Unbeatable Dragon, North Shaolin Vs. South Shaolin, Shaolin Bloodshed.
Companhia: Shaw Brothers
Diretor: Chang Cheh
Diretor(es) de ação: Lu Feng, Robert Tai, Leung Ting.
Elenco: Lu Feng, Chiang Sheng, Sun Chien, Kuo Chui, Lo Meng, Wei Pai, Johnny Wang Lung Wei, Suen Shu Pau, Chan Shen, Niu Niu, Yau Chui Ling, Kara Hui, Dick Wei, Yeung Hung, Chui Tai Ping, Suen San Cheung, Cheng Miu, Wong Ching Ho.

Invincible Shaolin é anterior ao mega sucesso The Five Venoms (também de 78) e talvez possa ser considerado efetivamente o primeiro filme dos Venoms. Foi convencionado que Chinatown Kid (1977) seja o primeiro filme, mas em Chinatown dois deles têm participações muito pequenas (Chiang Sheng aparece pouquíssimo e Lu Feng mal dá as caras). Se bem que, com todos os cortes feitos pela Celestial, é bem possível que eles tenham tido aparições mais freqüentes do que aparenta. Eu também não me lembro de ter visto Wei Pai pelo filme e isso só corrobora a minha teoria “ultra revolucionária” (se eu estiver errada, alguém por favor me corrija). Wei Pai não esquentou muito o seu lugar de Venom, atuando em poucos filmes nos anos que se seguiram e o sexto Venom Chiang Sheng foi incorporado ao quinteto.



Os Manchus proibiram a prática de kung fu em toda a China mas o Templo Shaolin, graças à uma negociação feita na dinastia anterior (Ming), ficou de fora do embargo. Os Manchus, é claro, querem acabar com esse privilégio e subjugar os Shaolins, mas eles não podem fazer isso diretamente. Eles precisam que alguém faça o trabalho sujo e um general tem uma ótima idéia. Esse general (Johnny Wang Lung Wei) arma o seguinte plano: com a desculpa de treinar o seu exército, ele “pede” para que Shaolin do Norte e Shaolin do Sul enviem cada um 3 discípulos para que eles sejam os chefes do exército. Eles enviam por livre e espontânea pressão os seus alunos, só que os do Sul não sabem que os do Norte foram convocados e vice-versa. O general então sugere que haja um duelo amistoso entre os 6 para que seja decidido o posto.


Bao Shanxiong (Lu Feng), Xu Fang (Sun Chien) e Yang Zhongfei (Chiang Sheng), os discípulos do Norte, ganham o duelo. Os do Sul, portanto, tem de ir embora, mas antes disso o general faz uma visitinha à eles. O general mata os 3 e aí vem o arremate final do plano diabólico: ele coloca a culpa em cima dos rapazes do Norte de modo a despertar o sentimento de vingança em Shaolin do Sul, culminando numa guerra entre as escolas. Assim, os Manchus livram-se da pedra no sapato sem sujarem as mãos.


Mai Qi (Chan Shen), mestre dos que morreram, envia mais três alunos, desta vez para um duelo de vida ou morte contra os falsos assassinos. Bao, Xu e Yang ficam surpresos e não conseguem entender como os seus desafiantes morreram já que eles não lutaram pra valer, mas aceitam o desafio. Agora sim, os do Norte matam os do Sul e está instalado o caos. Mai Qi fecha sua escola, convoca 3 lutadores e envia cada um a um mestre diferente. Ah Feng (Wei Pai), seu filho, ele manda ao mestre Liang - O Jardineiro (Wong Ching Ho), com quem vai aprender o Yongchun (Wing Tsun, eu acho). He Yingwu (Kuo Chui), irá ficar com ele mesmo e aprenderá técnicas de bastão e acrobacias. Por fim, Zhu Zhangcheng (Lo Meng) irá aprender com mestre Zhu – O Lenhador (Cheng Miu) a estilo do Louva-a-Deus. Mai Qi sabe que para derrotar as técnicas invencíveis de Shaolin do Norte é preciso as técnicas invencíveis de Shaolin do Sul. Ah Feng vai aprender o Yongchun para neutralizar os chutes poderosos de Xu Fang; He Yingwu vai aprender acrobacias para assimilar os movimentos de Yang Zhongfei e Zhu Zhangcheng, com a grande força adquirida com o Louva-a-Deus, irá lidar com os Punhos de Ferro de Bao Shanxiong.


Os mestres do Norte continuam muito desconfiados com tudo que aconteceu e começam a investigar. Nesse período, eles se encontram por acaso com os mestres do sul e surge uma grande amizade entre eles, principalmente entre Bao e Zhu Zhangcheng. Essa amizade, porém, não vai evitar a catástrofe e culminando num final indescritível, saberemos quem são os invencíveis de Shaolin!


O foco quase excessivo nos treinamentos de Shaolin do Sul é o ponto forte do filme e ficamos sabendo um pouco sobre a história de cada estilo, acompanhando passo a passo a evolução dos alunos. Alguns alívios cômicos se fazem presentes, como nas cenas dos mestres do Norte com suas namoradas e nas punições que os mestres do Sul recebem quando fazem algo de errado. O lado dramático também é bem explorado e a cena de Chan Shen, em prantos, fazendo com que os mestres do Sul jurem vingança diante dos caixões dos que morreram é bastante emocionante. Quando eu assisti a esse filme pela primeira vez eu não tinha gostado do desfecho, achei meio aleatório, mas depois de assistir mais vezes eu mudei de opinião e acho que entendi o que Chang Cheh quis passar com aquilo (se é que ele quis passar alguma coisa), não restando absolutamente mais nenhuma reclamação a fazer. Pensando bem, eu tenho uma sim: por que diabos não colocaram o Lu Feng no pôster?! Que horror!

Nota: 10! (meu 2º filme favorito da lista dos Venoms!)


[Trailer]


Lo Meng - Southern Praying Mantis
[treinamento]


StumbleUpon.com

7 comentários:

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

Acho que esse é o ultimo filme "queridinho" dos Venoms que resta assistir...tenho que arranjar uma cópia DJÁ.

Anônimo disse...

Esse filme é anterior ao Five Venoms? Essa eu não sabia...

Invincible Shaolin é um filme que eu realmente gosto muito! É tudo bem clichê, e talvez por isso mesmo é que ele seja tão legal! As cenas de treinamento são divertidíssimas. Mas talvez a cena mais bacana do filme seja quando Lo Meng "arregaça" o peito de Lu Feng. Que coisa tosca, he, he, he.

Aline disse...

Takeo, você tem a versão extendida de Chinatown Kid? Parece que há mais de uma, não é?

Anônimo disse...

Muito bom seu Blog
Parabéns.....
tem um forum só de filmes de kung Fu ...
abraços
Muniff

Unknown disse...

Excelentes textos... você está de parabéns pela qualidade deste blog!

Unknown disse...

po irmao este filme e uma lenda da artes marciais e fera quer me arrumar uma copia

Unknown disse...

Cara esse blog é demais, e esse filme eu assisti quando era criança, e há tempos não lembrava o nome dele. Fuçando pela internet sobre filmes de artes marciais, encontrei esse blog. Foi a melhor coisa que já fiz. Já tá nos meus favoritos com certeza... Parabéns pelos posts Aline!