segunda-feira, 10 de setembro de 2007

The Weird Man [1983]



Companhia: Shaw Brothers
Diretor: Chang Cheh
Diretor(es) de ação: Ricky Cheng Tien Chi, Chu Ko.
Elenco: Ricky Cheng Tien Chi, Chiu Gwok, Kwan Feng, Wang Li, Chu Ko, Chui Tai Ping, Jason Pai Piao, Lau Yuk Pok, Wong Man Yee, Ngaai Fei, Goo Goon Chung, Lam Chi Tai, Ngai Tim Choi.

Que beleza, depois de um mês de ausência e com uma semana de folga pela frente vou poder finalmente atualizar o blog e por que não voltar falando de um filme do meu ator favorito? Estava demorando pra eu falar de um filme dele, só dele, e nunca é tarde para remediar a situação. Pra começar quero dizer que eu odeio o nome “Ricky”. É ridículo e bobo. Não gosto desse nome. Onde ele estava com a cabeça quando adotou esse nome? Vou chamá-lo daqui por diante de CHENG TIEN CHI, muito mais original e bonito (ah, E COMO é bonito...). A verdade é que eu não tenho um só filme em que ele apareça como “Ricky Cheng”, isso parece mais uma invenção de alguém, de algum estadunidense bobo (daí o nome “Ricky” ser bobo, naturalmente). “Ricky Cheng Tien Chi” eu uso apenas para fins didáticos uma vez que a maioria se refere a ele desse modo e também para que o meu blog apareça nas buscas de alguém que por ventura venha a pesquisar sobre ele, hehe.

Desabafos e maracutaias à parte, vamos ao que interessa. É certo que The Weird Man está um pouco longe dos outros grandes trabalhos feitos por Cheng anteriormente, mas há coisas relevantes sobre ele que são dignas de menção. Essa foi a despedida de Chang Cheh da Shaw Brothers e o início da fase “sobrenatural” do diretor, que daí por diante passou a idealizar filmes sobre fantasmas, objetos voadores, demônios, todos com efeitos visuais e sonoros perfeitos (ironia!). Ele levou consigo os Venoms Chiang Sheng e Lu Feng, além do próprio Cheng Tien Chi, para protagonizarem seus filmes futuros e todos eles permaneceram com o mestre até o final. Seja por camaradagem ou por necessidade mesmo.



Uma calamidade está para acontecer. Os 3 reinos dominantes da China estão em conflito e o príncipe Sun Jia (Chiu Gwok) quer invadir um deles, o reino de Cao Cao (Jason Pai Piao), para incrementar o seu território. Xu Gong (Wang Li), conselheiro do príncipe, alia-se à Cao e arma uma emboscada para matar Sun Jia. O ataque não dá certo e o jovem príncipe consegue sobreviver.


O monge taoísta Yu Ji (Cheng Tien Chi) recebe a incumbência de tentar acabar com toda essa confusão. Ele é muito querido por todos por ter dons de cura, sendo conhecido como homem santo, e tudo isso desperta a ira do príncipe Sun Jia. O monge então é condenado à morte, mas ele não vai morrer como uma pessoa qualquer. O espírito dele volta para atormentar a vida do príncipe almofadinha, bem como a de todas as outras pessoas que estão envolvidas na questão. O espírito tarado e fanfarrão de Yu Ji apronta mil coisas, entra no corpo das pessoas, hipnotiza, enfim, todos viram marionetes em suas mãos fluidas. Mesmo com toda essa diversão a entidade não desvia da sua missão e ganha mais uma preocupação (adoro rimas). Ele morreu decapitado e usando todos os seus poderes supremos de espírito evoluído e bla bla bla ele conseguiu juntar o seu corpo novamente e agora o espírito precisa voltar ao corpo ao meio-dia e à meia noite, sem atrasos. Para isso, ele conta com a ajuda dos seus discípulos, que dão três gentis batidas na cabeça dele avisando que é hora de voltar. Caso isso não aconteça, ele ficará impedido de nascer de novo.


Essa história foi baseada no Romance dos Três Reinos e apesar de não oferecer grandes atrativos a primeira vista esse filme é, ainda assim, bastante divertido. As lutas são ok, destaque para as performances de Chiu Gwok (especialista em Hung Gar e extremamente sem-sal) e claro, as do nosso protagonista e suas imensuráveis habilidades. Pra mim esse é o trabalho mais carismático que “Ricky” já fez, ele parece estar bem a vontade e espontâneo e encara muito bem as irreverências da personagem. Talvez ele tenha se lembrado dos velhos tempos de Rei Macaco na Escola de Ópera. Tudo bem que eu sou suspeita pra falar, mas ora, eu sei separar as coisas. Bom, pelo menos eu tento, hehe.


Nota: 8.0


[Trailer]


Cheng Tien Chi Vs. Chiu Gwok
[uma das inúmeras lutas]

StumbleUpon.com

4 comentários:

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

"esse é o trabalho mais carismático que “Ricky” já fez, ele parece estar bem a vontade"

Eu juro que nao vou fazer uma piada sobre essa frase e o fato dele se vestir de mulher nesse filme. XD


Tenho que conferir esse filme, só espero que ele esteja mais cariismatiico que nno 7 Steps que é um filmao, mas somente por causa das lutas....tenho que saber se o problema era ele ou os roteiristas.

Aline disse...

Pois é, Raphael, como ele não fez muitos protagonistas (uns 6 ao todo) nem muitas variações de personagens fica difícil dizer. A pergunta vai permanecer no ar.

E no 7 Steps ele está carismático sim! O fato é que em Weird Man houve muitas diversificações e ele se saiu bem em todas elas, inclusive imitando mulher :P

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

: ...inclusive imitando mulher".

Imitando muito bem diga-se de passagemXD

Anônimo disse...

Tava demorando pra você voltar a falar do Ricky, he, he, he. Ops, Ricky não, que é bobo!