segunda-feira, 4 de junho de 2007

The New Shaolin Boxers [1976]



Aka: O Grande Mestre da Morte, The Choy Lay Fat Kid, Silly Kid, Grandmaster Of Death, Demon Fist Of Kung Fu, Mad Boy.
Companhia: Shaw Brothers, Chang’s Film Co.
Diretor(es): Chang Cheh, Wu Ma.
Diretor(es) de ação: Leung Kar Yan, Hsieh Hsing, Chan Sat Yat.
Elenco: Alexander Fu Sheng, Shan Mao, Leung Kar Yan, Johnny Wang Lung Wei, Chan Wai Lau, Ng Siu Wai, Stephen Yip Tin Hang, Jenny Tseng, Lee Ying, Lam Fai Wong, Lo Dik, Ricky Cheng Tien Chi, Chiang Sheng, Wong Lik, Wong Chi Sang, Robert Tai, Lu Feng, Suen Shu Pau, Kuo Chui, Wang Yao.

O filme começa com uma introdução resumida acerca do estilo Choy Li Fut de kung fu, que teve sua origem no Templo Shaolin e foi criado pelo mestre Chen Xiang. Esse estilo é uma combinação de movimentos pertencentes a 3 discípulos de Chen Xiang — Choy Fu, Li You Shan e Qing Cao, o monge — daí o nome Choy Li Fut (“Fut” ou “Buda” refere-se ao monge). Depois, Alexander Fu Sheng faz uma belíssima demonstração do estilo, dando uma prévia da maravilha que está por vir. Mesmo já tendo protagonizado outros filmes de sucesso antes, The New Shaolin Boxers foi o boom da carreira de Fu Sheng, projetando o ator para o estrelato.



Os dias de tranqüilidade de Zhong Jian (Fu Sheng) chegam ao fim quando ele resolve salvar uma mocinha em apuros (Jenny Tseng) das garras de um bandido (Leung Kar Yan) líder de uma gangue local. Ele toma gosto pelo negócio e passa a se dedicar a salvar as pessoas, agindo como uma espécie de cherife. Tal atitude desperta a ira dos membros da gangue e a vida de Jian e de seus relativos vira um inferno. Além da represália dos bandidos, Jian ainda tem de lidar com o desprezo das pessoas a sua volta, que o vêem como “arrumador de encrencas”. Ele é até banido da escola em que estudava, mas as coisas tomam um novo rumo depois que o jovem leva uma surra do bandido mór da área, Feng Tian Shan (Johnny Wang Lung Wei).


Jian é encaminhado pelo seu antigo mestre, Zhou San Guai (Shan Mao), a outro mestre, Zhu Chi (Chan Wai Lau), especialista no estilo Choy Li Fut. Mestre Zhou teme pela vida do jovem, pois sabe que Feng Tian Shan não descansará até acabar com ele. Durante esse período de intenso treinamento, o jovem Jian continua na sua labuta de herói até que ele recebe a notícia de que Zhou San Guai fora assassinado, tornando agora pessoal a questão com os bandidos. A gota d’água acontece quando sua amiga de infância, Xiao Li (Ng Siu Wai), é estuprada pela gangue com a conivência do namorado, Li Ting (Stephen Yip Tin Hang), fazendo com que ele perca de vez as estribeiras e vá atrás de Feng Tian Shan custe o que custar.

Fu Sheng faz um papel mais sério e dramático, fugindo um pouco de sua veia cômica habitual e dá um show no kung fu. As cenas de luta são ótimas, principalmente a parte dos treinamentos. Eu não entendo nada de kung fu portanto eu não sei se o Choy Li Fut foi abordado de forma correta, mas visualmente ficou muito legal. Destaque também pra gangue de malfeitores, alguns membros da safra de novos talentos, que viriam a ser usados à "exaustão" (ainda bem!) até o início dos anos 80, com exceção do meu amado Ricky Cheng e de Wong Chi Sang, que seguiram outros caminhos fora da Shaw Brothers.

Caros marmanjos leitores do meu blog, preparem-se para chorarem no final, hehe.

Nota: 8.5

=============

[Trailer]


StumbleUpon.com

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu, com esse costume de assistir filmes aos poucos (cerca de meia hora por dia, por falta de tempo), comecei a assistir The New Shaolin Boxers, parei quando faltavam uns 20 minutos e no dia seguinte comecei a assistir outro filme, he, he, he. Acho que esse fim de semana vou terminar de assisti-lo.

Fu Sheng está sério nesse filme porque acho que nessa época ele ainda não explorava sua veia cômica. Ele começou a ficar mais palhação no começo dos anos 80, se não me engano.

Aline disse...

É, o Chang Cheh começou a explorar mais esse lado cômico do Fu Sheng por essa época mesmo, mas bem antes disso ele já dava sinais de ser engraçadão, como é o caso do próprio The New Shaolin Boxers e o Na Cha, The Great, só pra citar alguns exemplos.

Anônimo disse...

oeee!!

xD~

bem legal seu blog
bastante completo e muito interessante pra quem aprecia
filmes do genero =*

bjaun se cuide teh segunda

herax disse...

Nao vi este filme ainda, mas já treinei Choy Li Fut e o que posso lhe dizer eh que se trata de um estilo bastante seco, que busca a eficiencia acima de qualquer firula. Diria que depois do Ving Tsun (ou Wing Chun), que o Bruce Lee treinava, eh o segundo estilo de kung fu mais simples e direto que existe. Mas nem por isso deixa de ser bonito e de possuir katis super complexos.

Luiz Alexandre disse...

Olha só, Heráclito Maia, o artista marcial, heheheh. Q bacana cara!

E q surpresa boa saber q vc não apenas atualizou o blog mas tb deu uma recauchutada no visual (q já era bem bonito). Eu não vi esse filme ainda e confesso q fiquei doido pra vê-lo. Chang Che e Fu Sheng é daquelas misturas q dão certo. Agora, me diz, o Leung Kar Yan coreografou mesmo o filme?

Aline disse...

Que legal, Herax! Já eu sou mais chegada em firulas, hehe. Shape kung fu detona!

Ele coreografou sim, Luiz, pelo menos é o que aparece nos créditos. Pra você ver né, o cara era um auto de data! Um prodígio, mesmo.

Anônimo disse...

Maneiro,acabei de localizar o filme com um amigo,vou se pego o quanto antes...

Aline disse...

A China Video lançou esse filme como O Grande Mestre da Morte.

MARCOS SOARES disse...

QUE LEGAL,VER GAROTAS,FÃS DOS GRANDES CLASSICOS DE SHAOLIN,POXA,EU SOU FÃ DESSES FILMES,DESDEGAROTA,JÁ ASSISTIR INÚMEROS,GOSTAVA MUITO DOS FILMES DO ALEXANDER FUN SHENG,UM EXCEPCIONAL ATOR DE FILMES DE ARTES MARCIAS,INFELIZMENTE FALECEU JOVEM,MAIS DEIXOU UMA LEGIÃO DE FÃS NO MUNDO INTEIRO,GRANDE ABRAÇO!!!

MARCOS SOARES disse...

DESCULPE,QUANDO LER GAROTA,É CLARO QUE É GAROTO, MARCIAS É MARCIAIS,ERROS DE DIGITAÇÃO,PERDÃO!!!ESS