segunda-feira, 14 de maio de 2007

The Assassin [1967]



Companhia: Shaw Brothers
Diretor: Chang Cheh
Diretor(es) de ação: Lau Kar Leung, Tong Gaai.
Elenco: Jimmy Wang Yu, Lisa Chiao Chiao, Tien Feng, Wong Chung Shun, Fang Mien, Cheng Lui, Lau Kar Leung, Li Hsiang Chun, Lam Jing.

Se uma trilha sonora marcante, roupas pomposas e penteados alegóricos fizessem um filme, The Assassin estaria feito. Mas não bastasse tudo isso, tem também uma trama de heroísmo, renúncia, sacrifício e amor. Cenas memoráveis. Fotografia belíssima. Áudio perfeito, diferente das remasterizações da Celestial que assisti até então. Jimmy Wang Yu encarna aqui um jovem mártir, chegando quase ao mesmo grau de “loucura” de William Wallace em Coração Valente (Braveheart, 1995), só que com um raciocínio filosófico não tão profundo. Mas no caso de WW ele meio que se tornou mártir por acaso, tipo “Ah, já tô ferrado mesmo, foda-se! Pelo menos eu levo alguns desses Normandos safados comigo!”. Agora eu sei onde Mel Gibson andou buscando inspiração, hehe.



"About 2300 years ago China was in the period of the ‘Warring States’. During that period of turmoil when rival warlords fought desperately to create their own spheres of influence, anonymous heroes emerged to play a leading role in overthrowing the corrupt feudal system. One of these men, of superior courage and moral integrity, risked his life to become the country's greatest political assassin..."

Em uma época antes de Cristo, numa China feudal repleta de opressões e corrupções, vivia um jovem espadachim (com os dois braços!) chamado Nie Zhang (Jimmy Wang Yu) cujo maior sonho era viver entre batalhas e morrer como um herói. Mas ele não podia concretizar esse sonho, pois não passava de um plebeu e tal destino só era reservado à pessoas de nobre linhagem. Ele também tinha um amor, Xia Ying (Lisa Chiao Chiao), com quem passava horas e horas dos seus dias deitado na relva......conversando e fazendo planos românticos para o futuro.



Sua escola foi atacada pelas tropas do Imperador e depois de estripar alguns soldados, Nie Zhang é obrigado a refugiar-se em outra cidade, junto com sua mãe e irmã. Durante esse período de “exílio” ele passa a sobreviver como matador de porcos e se sente extremamente infeliz. Ora, ele queria ser um guerreiro, deixar um legado de heroísmo para a posteridade! A sorte (sorte?) finalmente sorri para Nie Zhang quando ele recebe a visita de Yen Chung Tzu (Tien Feng), que faz um pedido ao rapaz: que ele mate o Primeiro Ministro, o corrupto Han Kui (Wong Chung Shun). Yen sofrera um ataque a mando de Han Kui e nesse ataque seu único filho foi morto. Ele queria vingança e ao mesmo tempo livrar o povo do tirano Premier. Nie Zhang, é claro, não pensa duas vezes e aceita a missão.



As coreografias, como já era de se esperar pra um filme da década de 60, são um pouco rústicas e um pouco lentas porém bastante empolgantes. A luta final é a melhor de todas, com um desfecho emocionante, e vale a pena esperar quase duas horas pra vê-la. Os efeitos sonoros são praticamente inexistentes, só tendo um ou outro “AHHH” “POW” e alguns barulhinhos de espada. Quem é acostumado às outras produções de Chang Cheh (aqui creditado como Chang “Chueh”), principalmente as que ele fez a partir da segunda metade dos anos 70, pode estranhar um pouco. Mas a trilha sonora compensa, e muito! É uma das mais belas trilhas que eu já ouvi.



Jimmy Wang Yu, então no auge dos seus 24 anos, encara muito bem a personagem e eu me surpreendi com as habilidades dramáticas dele, principalmente nas cenas românticas. Ele está longe de ser um galã, mas as circunstâncias fazem com que ele se aproxime ligeiramente de um. Até então, o filme mais dramático que eu já tinha visto dele foi Sangue de Dragão (Blood Of The Dragon/The Desperate Chase, 1971) onde a temática é quase a mesma, só que ele usa uma lança de metal no lugar da espada. Jimmy não é nenhum expert em kung fu (na verdade ele nunca estudou kung fu na vida) mas ele é esforçado o bastante pra fazer com que as cenas dêem certo, ele fazia a lição de casa. Ele dá até um “saltinho” à lá Ópera de Pequim. Uma característica forte da personagem de Jimmy é o fato de durante as lutas ele dar uma pausa, encarar o adversário e soberanamente abrir os braços, como quem diz: “eu sou Deus!”, hehe.



The Assassin costuma ser classificado como sendo Wuxia, mas eu discordo. O filme não é carregado de efeitos especiais nem cordinhas, constando apenas umas duas ou três cenas de “vôo”, mas nada muito absurdo. É carregado sim em diálogos, com um hiato relativamente longo focado apenas no dilema amoroso de Xia Ying e Nie Zhang. Eu considero esse filme um épico na verdade, um lindo épico.

Nota:
9.0

[Trailer]

StumbleUpon.com

8 comentários:

Anônimo disse...

Opa! Mais um filme sem Ricky Cheng?!?! He, he, he, brincadeirinha, Aline.

Puxa, mas você gosta mesmo do Jimmy Wang Yu, não? Eu sinceramente não consigo engolí-lo, apesar de reconhecer que ele fez uns filmes realmente bacanas. Mas quando vou comprar uns DVD's novos, nunca vasculho pelos filmes do Jimmy. Porém, esse The Assassin eu gostaria de conferir. A sua cópia é AVI mesmo, né? Uma pena, pois se fosse em DVD, eu gostaria de trocar com você...

Aline disse...

Ah, Ricky Cheng era f...ótimo, hehe. Já que ninguém dá destaque pro cara, eu resolvi assumir esse "encargo", hehe.

Então, eu gosto do Jimmy, não é um dos meus GRAAANDES atores favoritos, mas eu gosto sim. A minha cópia é em AVI mesmo, Takeo, mas compre o filme, vale cada centavo. Quem sabe a partir desse filme você não passe a ver o Jimmy com outros olhos? :P

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

Hmmmm um Wuxia pra variar :)
Eu nao sou la muito fa de Wuxia mas esse é um dos (poucos) filmes que eu tenho vontade de assistir, mas antes eu preciso assistir The One Armed Swordman afinal de contas personagens manetas sao legais :D

''Uma característica forte da personagem de Jimmy é o fato de durante as lutas ele dar uma pausa, encarar o adversário e soberanamente abrir os braços, como quem diz: “eu sou Deus!”, hehe.''

Mais um motivo pra assistir esse filme, personagens metidos sao bem divertidos, que nem o Donnie Yen que sempre no meio das lutas para e fecha e abre as maos bem rapido com aquele olhar de ''Voces sabem que vao estar no chao em poucos segundos, nao é??''

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Já tinha ouvido falar deste filme, mas nunca tive curiosidade nenhuma em vê-lo...
Depois de ler a sua crítica Aline, a minha curiosidade foi despertada e sou capaz de conferir!

Votos de continuação de um bom trabalho no blogue!

Aline disse...

Eu também não gosto muito de Wuxia Raphael, mas esse é diferente. É como eu disse, nem parece Wuxia, parece mais um épico...épicos sim eu amo!

Obrigada Shinobi e pode conferir o filme sem medo. Vi que você também gosta do Braveheart, quando você assistir o filme vai notar mais algumas pequenas semelhanças ;)

herax disse...

Tambem nao curto o Jimmy mas o seu texto ficou tão bom e divertido que deu uma vontade enorme de assistir o filme. Ainda mais que eh do Chang Cheh.

Aline disse...

Valeu, Heraclito :)

Chang Cheh estava realmente muito inspirado quando fez esse filme...

Unknown disse...

Ola Boa noite Aline estava fazendo uma pesquisa na net sobre artes marciais e descobri seu blog que achei muito legal pelos comentarios seu sobre os filmes old school gostaria de saber de você se tem como eu comprar alguns filmes de artes marciais, eu sou amante desse genero e tenho uma coleção de 247 filmes se for o caso trocar filmes .