quarta-feira, 18 de abril de 2007

Ninja Checkmate [1979]



Aka: Mystery Of Chess Boxing
Diretor: Joseph Kuo.
Diretor(es) de ação: Ricky Cheng Tien Chi, Wong Chi Sang, Wong Wing Sang.
Elenco: Lee I Min, Jack Long, Mark Long, Simon Yuen, Jeannie Chang, Siu Foo Dau, Ricky Cheng Tien Chi, Wong Chi Sang, Wong Wing Sang.

“ — (...) Today, you’ll find out what death is like! You know my style? Five Elements! Which one do you think you gonna use?
— Old technique!”

Quando eu assisti a esse filme pela primeira vez eu falei “meu Deus!”, meu queixo caiu literalmente. A velha historinha do “garoto que aprende kung fu para vingar a morte do pai/ irmão/ mestre/ esposa/ macaco/ cachorro/ peixinho de aquário/ etc...” se repete mais uma vez, mas o carisma de Lee I Min, somado à maestria de Jack e Mark Long e somado ainda às belíssimas coreografias não poderia resultar em outra coisa a não ser em um filme INCRÍVEL! Doses cavalares de kung fu na veia!!!



Um diabólico general conhecido como Ghost Face Killer (Mark Long) sai aniquilando cada um de seus algozes, que tentaram matá-lo anos antes. Entre os algozes está o pai de Lee I Min e este, por sua vez, resolve aprender kung fu para vingar a morte de seu pai.



O filme já começa “arregaçando” (não há gíria melhor pra expressar isso), com o GFK (assim vou me referir ao Ghost Face Killer de agora em diante) fazendo duas vítimas logo de cara. Aliás, o grande nome desse filme é Mark Long! Ele executa muito bem o papel de vilão, além de ser um excelente performer. GFK carrega consigo uma espécie de brasão e antes de destruir seus inimigos ele joga esse brasão na direção deles. Ao ver o objeto, as vítimas soltam um “Hã?! Ghost Face Killer!!!” e já sabem que vem chumbo grosso por aí.




Depois de ser rejeitado na escola de kung fu em que estava estudando, Lee I Min procura um velho mestre na arte do “chessboxing” (Jack Long) e com ele aprende a neutralizar os 5 Elementos de GFK. No final temos o clássico embate 2 contra 1 (“double horse!!!”), com Lee I Min e Jack Long contra Ghost Face Killer.




Apesar de ter muito destaque tanto nos trailers quanto nos pôsteres, o velho Simon Yuen tem apenas uma pequena participação como cozinheiro da escola em que Lee I Min estuda. Jeannie Chang, a “queridinha” do diretor Joseph Kuo, tem uma participação superficial e não dá nenhuma mostra dos seus talentos, diferente do que acontece em The 36 Deadly Styles [1979], também de Joseph Kuo.



Como nota final eu deixo um aviso: é bom não assistir a esse filme, ou pelo menos adiar um pouco, se você não gosta de acrobacias. Elas são o ponto forte durante as lutas e as cenas de treinamento. Nenhuma novidade, já que os 3 diretores de ação desse filme são “crias” da Ópera de Pequim.

Nota: 10!

PS: O que faltou em conteúdo eu compensei com fotos, hehe. A verdade é que eu ando meio sem inspiração ultimamente, me limitei a uma descrição mais "racional" apesar de eu amar esse filme :P

[Trailer]


[Seqüência 1]


[Seqüência 2]

StumbleUpon.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, deu água na boca essa tua resenha, fiquei louco pra ver o filme. Morri de rir com sua descrição: “garoto que aprende kung fu para vingar a morte do pai/ irmão/ mestre/ esposa/ macaco/ cachorro/ peixinho de aquário/ etc...”, hahahaha!!! Detalhe que Ghost Face Killer eh o pseudonimo de um rapper americano da banda Wu Tang Clan, ou seja, os caras sao fanaticos por filmes antigos de Kung Fu, a ponto de conhecer obras como esta. Herax (xmaniac.net/viscera)

Anônimo disse...

Mystery Of Chess Boxing é um dos grandes filmes dessa maravilhosa fase de Joseph Kuo! Eu adoro aquela cena no refeitório, quando Lee Yi Min serve arroz pra todo mundo fazendo das suas acrobacias. Ou aquela cena de treinamento em que ele fica pendurado numas cordas com uns tijolos fazendo peso, ele fala umas besteiras pra Jeannie Chang, e ela coloca mais tijolos só de raiva!!! E o desfecho da luta final também é sensacional e inesperado, he, he, he.

Mas o meu favorito do Joseph Kuo ainda é o 7 Grandmasters, apesar de também adorar Born Invincible e Legend Of Drunken Master.

Ótima resenha, Aline.

Aline disse...

Assista o mais rápido possível, Herax, vale muito a pena. Esse filme é campeão em frases de impacto também, você acaba de assistir e fica que nem bobo depois repetindo as falas, hahaha!

Obrigada Takeo, tava encucada com essa resenha, ela ficou muito pobre. 7 Grandmasters eu vou conhecer em breve, hehe, mas acho difícil eu conseguir gostar mais dele do que do Ninja Checkmate :P

Luiz Alexandre disse...

"Como nota final eu deixo um aviso: é bom não assistir a esse filme, ou pelo menos adiar um pouco, se você não gosta de acrobacias. Elas são o ponto forte durante as lutas e as cenas de treinamento. Nenhuma novidade, já que os 3 diretores de ação desse filme são “crias” da Ópera de Pequim."

Essa foi pra mim né? hehehe. Eu imagino q eu não vá curtir tanto esse filme, pelo menos não de primeira. Mas to curioso. E nada do Ricky lutar nesse, né?

Aline disse...

Hahaha, foi pra você e pra todos os outros que não gostam de "firulas", eu sei que tem bastante gente assim :P

O Ricky tem uma luta com o Lee I Min no início do filme, mas nada muito extraordinário.