domingo, 26 de outubro de 2008

The Challenger [1979]



Aka: The Deadly Challenger
Diretor: Eric Tsang Chi Wai
Diretor(es) de ação: Huang Ha, Chik Ngai Hung
Elenco: Norman Chu, David Chiang, Philip Ko Fei, Lilly Li, Peter Chan Lung, Eric Tsang Chi Wai, Mars, Huang Ha, Tai Bo, Alan Chui, Alan Chan Kwok Kuen.


O atormentado Chin Cheng Hung (Norman Chu) tem apenas um objetivo na vida: vingar o sofrimento e posterior morte da esposa, causada pelo terrível Pao Shen Chang (Philip Ko Fei). Pao, sem nenhum motivo aparente (os motivos não são explorados no filme), resolve estuprar a esposa de Chin e para maior desgraça do casal, ela acaba ficando grávida. Gravidez problemática, Chin cuida da mulher com todo o zelo e carinho, mas a coitada morre no parto. O destino da criança ninguém sabe também, mas é provável que tenha morrido junto com a mãe.





Chin Cheng Hung sai em busca do inimigo, porém sem saber muitos detalhes sobre ele. Tudo o que Chin sabe é que Pao é dono de uma escola de kung fu e começa a desafiar todos os mestres da cidade, tocando o horror em cada escola que passa. Pao descobre a movimentação de Chin e começa a armar um esquema pra se livrar dele, “contratando” os serviços de um jovenzinho mercenário (David Chiang), que não é assassino, mas que por dinheiro topa qualquer negócio. Cheng Hung, por sua vez, oferece mais dinheiro ainda ao jovem e este lhe conta todos os planos de Pao, surgindo entre eles uma certa amizade. Os dois se unem contra o vilão, mas o jovem visa algo mais além de ajudar o amigo.





Seguindo a sugestão do amigo Luis Antônio, eu resolvi baixar esse filme e não fosse por ele, eu teria demorado muito pra conhecer essa maravilha. Eu já sabia da existência desse filme e pretendia “adquiri-lo” um dia, mas o entusiasmo dele me fez apressar as coisas. Tudo em The Challenger é excelente: a história, o humor, a direção, as lutas e os atores. Nunca tinha prestado a devida atenção no Norman Chu e descobri que além de ser um ótimo ator e esforçado lutador, ele também é muito bonito. Um tipo de carisma diferente, jeito de menino. Philip Ko Fei só fez confirmar a presença dele na minha lista dos melhores, com seus movimentos perfeitos, combinando força e beleza. Já David Chiang, que conta com seus maiores clássicos dentro da Shaw Brothers, fez os seus melhores filmes (ou pelo menos os mais animados) justamente fora da Shaw. Em filmes independentes, como o próprio The Challenger, Challenge Of The Shaolin Disciples, Return Of The Deadly Blade, entre outros, ele teve uma melhor atuação e fez também as melhores lutas, monstrando sua agilidade, sua veia cômica e suas habilidades de dublê.

Nota: 9.5


[o drama de chin cheng hung]
como eu disse na descrição do vídeo: "a melhor parte do filme"




[norman chu contra um dos coreógrafos do filme]


StumbleUpon.com

10 comentários:

Anônimo disse...

Bem vinda de volta à blogosfera, Aline!

Norman Chu realmente é um ator injustamente subestimado. Em filmes de kung fu old school ele poucas vezes foi protagonista, e quando passou a onda dos filmes de kung fu ele se especializou em encarnar mafiosos da tríade, sem muitas cenas de luta. A primeira vez que me impressionei com Norman Chu foi no filme We're Going To Eat You, que tinha muito mais lutas do que eu imaginava. Agora preciso conferir esse The Challenger e também The Rebellious Reign.

Aliás, outro excelente lutador e coreógrafo subestimado é o próprio irmão de Norman Chu, Tsui Siu Ming!

Também concordo sobre David Chiang. Dos seus filmes na Shaw Bros acho que eu só gosto realmente do Shaolin Mantis, mas dos seus filmes independentes eu gosto do Challenge Of The Shaolin Disciples e Bloody Treasury Fight.

Aline disse...

Não sabia que Tsui Siu Ming era irmão do Norman. Eu só conheço um filme dele, o The Buddhist Fist, e achei a interpretação dele excelente.

Anônimo disse...

Sim, o Norman Chu é irmão do Tsui Siu Ming. O nome real dele é Tsui Siu Keung.

Anônimo disse...

NOssa que Blog fantastico!!!!!
por favor não deixe ele morrer

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Olá Aline!

É só para te dar a conhecer que lancei uma segunda edição do concurso no meu blogue. Os prémios desta vez são mais aliciantes, assim como a competição será mais prolongada. Agradecia que, se não te causasse qualquer tipo de inconveniente, divulgasses no teu blogue. Claro está que estás mais do que convidada a participar!!!

Bjs. e obrigado!

Anônimo disse...

Pô, Aline, não acredito que você deixou passar em branco o segundo aniversário do seu blog!!!

Anônimo disse...

David Chiang is the Coooooooooooooolest !!!

Diogo disse...

Você escreve bem sobre filmes de Kung Fu. Por que parou?

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Junto-me ao Diogo, nasua interrogação....

Bjs.!

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!