terça-feira, 6 de março de 2007

House Of Traps [1982]



Aka: Shaolin House Of Traps
Companhia: Shaw Brothers
Direção: Chang Cheh
Diretor(es) de ação: Lu Feng, Chiang Sheng, Kuo Chui, Chu Ko
Elenco: Lu Feng, Kuo Chui, Wong Lik, Sun Chien, Ricky Cheng, Chiang Sheng, Chin Siu Ho, Lung Tien Hsiang, Ngaai Fei, Chu Ko, Lau Fong Sai.

Considerado o último filme dos Venoms, só que sem o Lo Meng. Pelo que eu li através da internet só existe uma versão desse filme: em tela cheia, áudio original e com legendas em mandarim e inglês queimadas nele. A qualidade da imagem é extremamente ruim, comprometendo a leitura das legendas e, conseqüentemente, compromete também o entendimento da história. Parece também que House Of Traps nunca foi lançado nem nos EUA nem no Reino Unido e eu não entendo como puderam deixar passar esse filme em branco.



"Chao Kuang-jun was an honest (...) ruler/Under the guidance of his mother he gave his brother Kuang-yi the throne/Who then yielded it to his son Te-wang/But real power sat with Kuang-yi/And rumour said he killed his brother/The truth was never known, but when Kuang-yi became (...) of Sung/He drove his nephew Te Shao to suicide/Shao's son Chao (...), Prince of Hsiang Yang/Built Chung Hsiao House and plotted revolt."

Esta é a narrativa de abertura (os “(...)” indicam as partes ininteligíveis). A fim de roubar o lugar do Imperador, o príncipe de Hsiang Yang (Ngaai Fei) promove uma rebelião. Entre os aliados está Butterfly Hua (Lu Feng), que rouba um tesouro real para o príncipe como prova de lealdade. Junto com esse artefato ele guarda uns documentos comprometedores dentro da casa em questão. A Casa Chung Hsiao é repleta de armadilhas: espinhos que saem do chão, escadas que decepam os pés dos intrusos, lâminas gigantes que surgem do nada, redes...enfim, é impossível sair dali com vida.



Obviamente, os revoltosos não vão agir impunemente. O Imperador trata logo de mandar agentes para se infiltrarem na corte do príncipe e sufocarem a rebelião, entre eles Black Fox (Kuo Chui), que ganha a confiança do príncipe e passa a ter livre acesso à Casa. Fanfarrão e mal-criado, Black Fox não levanta suspeitas e divide com Butterfly Hua o título de melhor ladrão uma vez que dá de presente ao príncipe uma jóia do próprio Imperador. No final, os agentes conseguem desarmar a casa e acabar com a revolta.



Ao contrário do que o pôster indica, Sun Chien tristemente não participa das lutas, não dá nenhuma levantadinha de perna sequer. Ele é um juiz que age paralelamente aos homens do Imperador, procurando pistas para incriminar o príncipe corrupto. Ricky Cheng e Chiang Sheng aparecem depois de mais ou menos uns 50 minutos de filme disfarçados de mágicos viajantes para engrossarem o time do Imperador. Ricky Cheng utiliza em suas performances (e que performances!) um guarda-chuva, que na verdade esconde umas lâminas e tem uma espécie de furadeira na ponta. Com isso ele faz uns bons estragos nos inimigos.



House Of Traps é em si um bom filme, mas como eu disse anteriormente, a percepção fica prejudicada por causa das legendas ruins e da péssima imagem. É mais concentrado nos diálogos e as lutas, apesar de poucas, são ótimas, principalmente as encabeçadas pelos “formidáveis” Kuo Chui e Lu Feng.

Nota: 7.5 (usando as palavras de um outro resenhista, é possível que a nota aumente ao ver uma versão remasterizada desse filme. Sonhar não custa né...)


StumbleUpon.com

20 comentários:

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

Ah assistir esse filme remasterizado naõ é nenhum sonho taõ dificil assim de se realizar, com a Celestial remasterizando tudo que é da SB esse filme com certeza um dia vai ter uma melhor versaõ, ainda mais sendo o ultimo filme dos grandes Venoms.

´´Ricky Cheng e Chiang Sheng aparecem depois de mais ou menos uns 50 minutos de filme disfarçados de mágicos viajantes para engrossarem o time do ...´´

É parece que o Chiang Sheng gosta de pular no meio das estórias, de intrometer no meio do filmeXD
Mas pelo menos nesse filme a apariçaõ dele é melhor explicada.
Agora me responde uma coisa, quem diabos é Ricky Cheng???XD :P

Anônimo disse...

Bela iniciativa,parabéns pelo Blog,ta sensacional!

Aline disse...

Obrigada Pablo :)

Anônimo disse...

Maravilhoso, Aline! Assim que possível divulgarei seu blog no ASIAN FURY!!!!!

Como o Raphael falou, quem sabe logo a Celestial não lança HOUSE OF TRAPS remasterizado, né? Eles acabaram de remasterizar o SHAOLIN DAREDEVILS, que também era considerado bem raro.

Ah, Raphael, Ricky Cheng é integrante dos NEW VENOMS, que é a turma que Chang Cheh juntou em Taiwan pra suceder os Venoms originais. Ele é o protagonista de CHINESE SUPER NINJAS, o filme favorito da Aline.

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

Valeu Takeo, mas eu ja sabia quem era, tava pertubando a Aline XD

Mas ´´NEW VENOMS´´ ???O_o

Aline disse...

É Takeo, ele e o Luiz achincalham o cara só porque eu sou fã dele :P

New Venoms ou Baby Venoms. Wong Lik, Chu Ko, Chui Tai Ping, Lung Tien Hsiang, entre outros, faziam parte dessa turma. Mas começaram a ser devidamente aproveitados tardiamente. Exceto pelo Chui Tai Ping e o Wong Lik (aka Wang Li) que já vinham aparecendo desde a metade dos anos 70.

Raphael Dias (Pin-Head) disse...

Naõ, nós naõ te pertubamos por ser fa~ do cara, mas por ser a ÚNICA fa~ dele :P


E valeu Lin, ja conhecia esse povo mas naõ sabia que eles foram os ´´New Venoms´´.

Jorge Soares Aka Shinobi disse...

Parabéns pelo blog Aline! Embora não seja grande apreciador da velha escola de Hong Kong, com certeza que o seu blog será uma visita obrigatória no meu dia a dia. Continue postando, que eu vou continuar a ler!

Abraço

Aline disse...

Muito obrigada, Shinobi :D

Eros disse...

Excelente idéia, Aline. Boas resenhas e assim cumprirá bem o papel de guru dos filmes de kung fu. ;)

Anônimo disse...

Sou fanzao do Chang Cheh e meu sonho eh assistir todos os filmes dele. Este eu nao vi ainda, mas se sair pela Celestial um dia sera maravilhoso!!! Herax.

Anônimo disse...

Holy shit!!! Já já vai para a área de links do meu blog. :)

Só vi um filme da SB até agora e o achei muito bom, A GUILHOTINA VOADORA.

Osvaldo Neto (www.vaeveja.blogspot.com)

Aline disse...

Muito obrigada Eros, Herax e Osvaldo! Seus respectivos blogs já estão nos meus relacionados :)

Herax: Chang Cheh era realmente um ótimo diretor e tinha grandes sacadas também. Ele raramente pisava na bola, mas também quando pisava.....hehehe.

Osvaldo: A Guilhotina Voadora eu ainda não assisti mas você precisa sim conhecer mais coisas, não sabe o que está perdendo :P

Anônimo disse...

Aline, mas eh impressao minha ou o Chang Cheh só comecou a "pisar na bola" no final de sua carreira, quando ja estava velhinho? Porque na sua fase de ouro na Shaw Brothers, mesmo os filmes menores sao interessantes. Herax.

Aline disse...

Eu já assisti produções dele de 66 à 85, filmes mais recentes eu não conheço, parece que ele continuou a dirigir até a metade dos anos 90. Pisadas na bola pra mim são finais aleatórios (vide Crippled Avengers) e a visão negativa que ele tinha da mulher. De todos os que eu vi, o que eu considero essencialmente ruim é um de 85 com o meu já citado ator favorito (Ricky Cheng) chamado Dancing Warrior. Ele não foi feliz na idéia do garoto pobre e f** que vai tentar a vida nos EUA e acaba se f** mais ainda. Sem contar o "apelo John Travolta" que ele quis dar. O que salva são as acrobacias e as poucas cenas de luta.

Anônimo disse...

Olá Aline! Prazer. Um blog de alto nível como o seu deve continuar. Também estarei sempre aqui procurando informação e aprendendo sempre sobre filmes de kung-fu.

Anônimo disse...

Gostei muito do blog. Chega de falarem só do 'caboman' Jet Li. ;)

Aline disse...

Valeu Takeshi e Leandro :D

Valdemar disse...

Parabéns, Aline!!!
Excelente blog, já comecou "arregacando" com filmes realmente viscerais de kung fu.
Que venha muita inspiracão para vc, e que continue nos brindando com seus comentários bacanas.
Valdemar Luz (Theo)

Aline disse...

Obrigada, Theo :)