domingo, 9 de março de 2008

Vengeance! [1970]



Aka:
Ba Shou, Kung Fu Vengeance, Deadly Duo.
Companhia: Shaw Brothers
Diretor: Chang Cheh
Diretor(es) de ação: Yuen Cheung Yan, Tong Gaai.
Elenco: David Chiang Da Wei, Ti Lung, Wong Ping, Alice Au Yin Ching, Ku Feng, Chen Sing, Yeung Chi Hing, Wong Ching Ho, Chuen Yuen, Hoh Ban, Cheng Lui, Cliff Lok, Shum Lo, Chen Kuan Tai, Jason Pai Piao, Fung Hak On, Bruce Tong, Yen Shi Kwan, Yuen Woo Ping.

Guan Yulou (Ti Lung) é o astro de uma trupe de artistas da Ópera de Pequim que caiu na desgraça de se casar com uma mulher de caráter muito duvidoso (eu poderia dizer “vagabunda”, mas certos eufemismos eu não consigo evitar). Pra completar o azar, dois vilões caem de “amores” (eufemismo de novo) por ela e eles não medirão esforços pra saciarem-se. Yulou tenta defender o seu território mas ele não é forte o suficiente contra essa teia de intrigas. Numa partida de mahjong, o destino dele é selado e entre os 4 jogadores está um dos tarados interessados em sua mulher: Feng Kaishan (Ku Feng). O outro tarado é o general Hu Hucheng (ou Generalíssimo, segundo a legenda, interpretado por Hoh Ban), figura misteriosa que só vai mostrar a cara no final do filme. Feng Kaishan é apenas um instrumento na conspiração e depois que Yulou é eliminado (estraçalhado é o termo mais correto), como um bom lacaio, ele não poderá “cair de boca” na viúva pois terá de ceder o privilégio ao chefe general.


Chega a cidade um homem com uma cara de “quem comeu e não gostou” e ficamos sabendo que essa criatura é Guan Xiaolou (David Chiang Da Wei), nada mais nada menos que o irmão de Guan Yulou. A cara feia dele agora está explicada, ele veio pra se vingar. Munido de um facão, muitos cigarros e com muito ódio no coração, Xiaolou começa pela cunhada mas descobre que ela não é mais o objeto de desejo e que as atenções se voltaram pra irmã dela, Hua Zheng Fang (Wong Ping), seu antigo amor. Depois de um revival sexual, Xiaolou e Zheng Fang combinam de juntos acabarem com Feng Kaishan. Feito isso, faltam agora os outros membros da mesa de mahjong mas um deles resolve se aliar a Xiaolou. Ambos armam um plano pra pegar o Generalíssimo e tudo daria certo não fosse a deslealdade do velho. Ele quis se aproveitar do desejo de vingança do desventurado irmão e depois se livrar dele. Mas sagaz como ele só, Guan Xiaolou dará muito trabalho.


Vengeance! é um dos trabalhos mais aclamados de Chang Cheh, rendendo à ele e ao protagonista David Chiang os prêmios de melhor diretor e melhor ator, respectivamente, no Asian Film Festival de 1970. Mas, porém, contudo, entretanto e todavia, eu esperava mais desse filme. O que move a história, ou pelo menos deveria mover, é a profunda ligação entre os dois irmãos, mas isso se perde depois dos 17 minutos iniciais, tempo de duração da personagem de Ti Lung. A figura dele fica esquecida e o foco é transferido pro romance água com açúcar entre David Chiang e Wong Ping, só sendo retomada muito brevemente no final. Tem também todo o mistério envolvendo a figura do general, que me fez pensar ser alguém muito importante e interpretado por algum ator famoso, mas no final acaba sendo nada demais. Apesar desses pequenos detalhes o filme ainda é bastante interessante e é um dos melhores espécimes da fase mais sanguinária de Chang Cheh e da era basher dos filmes de kung fu.

Alguns detalhes da temática do filme foram reaproveitados anos mais tarde pelo diretor, nos filmes Attack Of The Joyfull Goddess (1984) e The Warrior (1985). No primeiro, a confusão toda começa depois que o ator principal de uma trupe da Ópera é assassinado, deixando o caminho “livre” pra um general (tentar) se apossar de sua namorada. No segundo, algumas técnicas de flashback usadas em Vengeance! foram repetidas, dando maior dramaticidade às cenas de sofrimento. Durante toda essa fase pós Shaw Brothers, Chang Cheh pareceu desanimar um pouco e usou e abusou das repetições, caindo consideravelmente em qualidade. A única exceção dessa fase talvez seja o maravilhoso Shanghai 13.

Nota:
8.0

[trailer original]


[trailer celestial]


[a morte da personagem de Ti Lung]



[ Hong Kong Old School completa esse mês um ano, então parabéns pra mim (hehehe) e muito obrigada a todos que visitam e prestigiam esse humilde blog! ]

StumbleUpon.com