terça-feira, 7 de agosto de 2007

The Leg Fighters [1980]



Aka:
The Invincible Kung Fu Legs
Diretor: Lee Tso Nam
Diretor(es) de ação: Wang Yao, Sun Jung Chi
Elenco: Ha Kwong Li, Tan Tao Liang, Chin Lung, Sun Jung Chi, Peng Kang, Wang Yao, Choi Wang, Au Lap Bo.

The Leg Fighters eu descobri por acaso num dos meus passeios pelo YouTube e foi paixão a primeira vista. Descobri que esse filme é considerado o melhor filme de chute jamais feito e pelo visto não exageraram nem um pouco. Infelizmente eu só consegui uma cópia meia-boca da Ocean Shores, num letterbox safado e com aquela dublagem do tipo “que m*, esses caras parecem que estão com um ovo na boca!”. Na verdade eu até que não me importo muito com isso, mas o que me dá medo é a possibilidade de existirem cortes, coisa comum entre essas versões dubladas. A história não tem nada de original, é sobre um garoto rebelde que vive às turras com seu mestre...peraí, eu disse garoto? O que esse filme tem de original é exatamente isto: em vez de ser um garoto é uma garota! Ha Kwong Li é a garota em questão, habilíssima chutadora e acrobata e me pareceu que ela não usou nenhum dublê nas lutas. E que lutas!


Fênix (Ha Kwong Li) é a “filhinha do papai” e vive se metendo em brigas, acompanhada do seu fiel e escandaloso escudeiro Chin Fa (Chin Lung). Seu mestre sádico precisa se retirar para cuidar da esposa doente e envia um substituto, Tan Hai Chi (Tan Tao Liang). Por causa de suas grandes habilidades, Tan é conhecido como o “Rei do Norte” e num duelo acaba matando por acidente o seu desafiante. Agora, Tan Hai Chi passa a ser procurado pelo mestre do cara que morreu que quer, é claro, se vingar.


Fênix se rebela, não aceita as lições do novo mestre e arruma mil meios de se livrar dele mas depois de se ferrar numa briga, a menina se rende e começa a aperfeiçoar o seu kung fu, adquirindo moral suficiente para se juntar ao mestre Tan contra o inimigo no final. Ele ensina a ela as 3 técnicas mortais do seu clã (traduções literais dos nomes): “Ciclo de Morte” (chutes seguidos na cara do sujeito), “Chute de Estrangulamento” e “Chute Impiedoso Invisível” (mais ou menos uma voadora no peito do cara).


Como já deu pra perceber, esse filme é um verdadeiro tratado de técnicas letais que podem ser adquiridas com as pernas, tudo muito criativo e empolgante. Ainda sobre Ha Kwong Li, ela é mais um daqueles casos de talentos não muito utilizados e pra piorar, ela abandonou a carreira pra se casar e abriu em pequeno restaurante em Taiwan, segundo consta. Ela já atuou em Zu: Warriors From The Magic Mountain (83) — que eu não assisti — além dos meus cobiçados Shaolin Invincible Sticks (79), The Woman Avenger (80) e The Chivalry, The Gunman and The Killer (77). Espero tê-los o mais rápido possível!

Nota: 9.5 (a luta final poderia ter sido mais longa!)


Abertura
[versão original]


Algumas cenas de Ha Kwong Li
[SPOILER]

StumbleUpon.com